ALEXANDRA BAROSA PEREIRA

foto-alexandra

Ser

Alexandra Barosa Pereira, Managing Partner da ABP Corporate Coaching, acredita que não existe no mundo alguém sem capacidades especificas – existem, sim, Pessoas que ainda não tomaram consciência das potencialidades que podem transformar em talento.

Ainda jovem, acreditou que cada um de nós tem a capacidade de motivar e fazer a diferença na sociedade – terá sido o que a motivou a formar-se em Sociologia. Iniciou a sua carreira como formadora e conselheira, mas foi já depois de iniciar a sua investigação sobre Coaching, no âmbito do Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Profissional, que Alexandra Barosa Pereira tomou consciência de que este seria o caminho no seu propósito de apoiar os outros a encontrarem sentido no contexto da sua realidade. Porque acredita que este será o caminho para o bem-estar bio-psico-social.

Tem uma profunda crença na aprendizagem ao longo da vida, sentindo que cada experiência nos capacitará mais para cumprirmos propósitos e que o autoconhecimento é um processo contínuo de crescimento individual na interação com o meio. Esta é a razão pela qual não quer parar de adquirir conhecimentos científicos, de refletir sobre o seu desenvolvimento contínuo e de aprender com cada cliente e contexto.

Saber

Alexandra Barosa Pereira é autora e investigadora na área do coaching, com artigos e obras publicados e apresentados em conferências internacionais. Possui elevada experiência como speaker internacional em matérias de coaching, nomeadamente em Culturas de Coaching nas Organizações, Coaching Intercultural e Team Coaching, tendo participado em inúmeras palestras em Portugal, Brasil, Estados Unidos da América, Cabo Verde, Canadá, entre outros.

Socióloga de formação, iniciou-se no coaching numa ótica de motivação e de satisfação no trabalho alinhado com os valores e os propósitos de vida, tendo vindo a alargar esse propósito para o desenvolvimento de líderes globais, que é hoje o seu cartão-de-visita.

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Profissional, pela Universidade de Évora, com a tese Coaching: investigação sobre a prática dos coaches em Portugal.

E no âmbito do programa de PhD no ISCTE em Gestão Geral, Estratégia e Desenvolvimento Organizacional, tem-se especializado em Team Coaching e em Coaching Intercultural.

Fazer

Alexandra Barosa Pereira é Professional Certified Coach (PCC) pela ICF – International Coaching Federation e Certified Coach Mentor (CCM), com mais de 2300 horas de prática de Executive, Leadership e Team Coaching com C-Suite, Diretores e Managers, com assessment expertise.

Desde 2007, tem sido gestora de projetos de Coaching e Coach em empresas de consultoria internacionais, com experiência de implementação de programas de coaching em setores de atividade como Logística e Transportes, Energia, Eletrónica, Bens de Consumo, Cosmética, Telecomunicações, Construção Civil, Banca e Seguros, Farmacêutica, eHealth, Informática.

O seu contributo na comunidade passa também por trabalho como coach desenvolvido junto das Nações Unidas.

Trabalha com os seus clientes em verdadeira parceria, utilizando a escuta intuitiva, desafiando perspetivas e facilitando a promoção de ações. O que melhor a define como coach é a curiosidade que permite que os seus clientes alcancem níveis mais altos de autoconsciência, para que possam aprimorar e superar os seus papéis de liderança (muitos trabalhando em ambientes virtuais e multiculturais).

A sua experiência como coach, em diferentes setores de atividade, tem-se focado essencialmente no apoio à identificação de potencial, alinhamento cultural e envolvimento organizacional, através de técnicas que promovem a criatividade e provocam a saída da zona de conforto com vista a resultados de negócio.

Coaching expertise: feedback 360; desenvolvimento da liderança e resiliência organizacional; acompanhamento e gestão da mudança; planos de sucessão; gestão de talentos; executivos em novas funções; formação em coaching para coaches e líderes; mentoring e supervisão de coaches e líderes que pretendem desenvolver competências de coaching. Realiza sessões de coaching em Português e Inglês.

Alexandra Barosa Pereira é detentora de um historial de êxitos no trabalho com empresas de futuro.

Percurso

2019

EMCC

Junta-se aos membros fundadores da EMCC (European Mentoring and Coaching Council) Portugal

2016

Investigação sobre Team Coaching

Inicia investigação sobre Team Coaching no âmbito do seu projeto de doutoramento em Gestão no ISCTE-IUL, prática que aplica junto a clientes desde 2009

2016

Coach para projetos das Nações Unidas

Inicia trabalho como coach para projetos das Nações Unidas integrado na The Humanitarian Coaching Network

2013

Certificação como Mentor Coach

Obtém a certificação como Mentor Coach

2010a2016

Formadora e mentora de coaches em cursos ACTP

Formadora e mentora de coaches para uma escola internacional em cursos ACTP (acreditação completa pela ICF)

2010

Professional Certified Coach (PCC) pela ICF

Obtém a certificação de Professional Certified Coach (PCC) pela ICF após mais de 750 horas de clientes de coaching (credenciação renovada de 3 em 3 anos com demonstração de evidencias em desenvolvimento continuo em coaching)

2009a2019

Voluntária da ICF

Serve a Internacional Coaching Federation (ICF) como voluntária em diferentes funções, primeiro na comissão de investigação cientifica, passando depois por apoio numa conferência internacional, por jurada no Prism Award, e pela co-liderança da comunidade de prática de Expatriados e Coaching Intercultural, por fim como vice-presidente de operações do chapter português

No anode2009

ABP Corporate Coaching

Funda a ABP Corporate Coaching

No anode2008

Especialização em Gestão Intercultural - Coaching Intercultural

Inicia especialização em Gestão Intercultural, em particular em Coaching Intercultural, tendo assumido em 2015 o cargo de vice-presidente e Diretora Executiva da Associação de Estudos Transculturais e Organizacionais

No anode2007

Lança uma das primeiras obras sobre coaching

Lança uma das primeiras obras sobre coaching – Coaching em Portugal: teoria e prática – e qualifica-se como coach, desempenhando desde então funções de gestora de projetos de coaching e de coach em empresas de consultoria como ABP Consultoria (São Paulo), Mercer e Korn Ferry International, com experiência em programas de coaching em vários sectores de atividade

2006

Conferências nacionais e internacionais sobre coaching

Desde 2006, é presença frequente na imprensa e em conferências nacionais e internacionais em matérias de coaching

2004até2006

Investigação sobre coaching

Dirige a primeira investigação sobre coaching realizada em Portugal

Alexandra Barosa Pereira – Managing Partner ABP Corporate Coaching ”

O propósito do meu trabalho é o acompanhamento das Organizações, através do desenvolvimento de líderes e de equipas, recorrendo à aplicação de ferramentas de coaching que os ajudarão a identificar e a alinhar os seus próprios propósitos, valores e aptidões e a ajustá-los às necessidades do seu contexto, tendo como resultado o envolvimento, a superação de desempenhos e o sentimento de realização e de pertença.

    A ABP Corporate Coaching é uma empresa de Coaching pautada pela qualidade, rigor e inovação nos serviços que realiza. Assume o seu compromisso no desenvolvimento das Organizações como um todo, fornecendo processos de coaching adaptados a cada realidade, com um profundo respeito pelo quadro de referências das Pessoas e Organizações – valores, identidade e missão.

    Endereço

    Av. João Crisóstomo, 30, 5.º
    1050-127 Lisboa | Portugal

    TELEFONE

    +351 21 330 37 82

    EMAIL

    info@abpcoaching.com